Arte Kanvas

5 escultores brasileiros que merecem destaque

Arte montagem com a identidade visual da Arte Kanvas, onde vemos a foto da escultura produzida pelo artista Aleijadinho cortada com círculos horizontais.
Arte montagem com a identidade visual da Arte Kanvas, onde vemos a foto da escultura produzida pelo artista Aleijadinho cortada com círculos horizontais.

5 escultores brasileiros que merecem destaque

De diversas gerações, separamos alguns nomes da escultura brasileira que são internacionalmente conhecidos que você precisa conhecer. Confira!

A escultura é uma expressão artística que se dá por meio de diferentes técnicas e influenciada por diversos movimentos artísticos, sendo o resultado em formas tridimensionais. Por isso, a Arte Kanvas selecionou alguns nomes de escultores brasileiros que merecem um destaque especial. Vamos conhecer?

1 – ALEIJADINHO: O MAIOR ESCULTOR BARROCO LATINO-AMERICANO

Você já deve ter ouvido falar de Antônio Francisco Lisboa (1738-1814), ou simplesmente, o Aleijadinho? Pois é, ele foi o maior artista da época colonial do Brasil, sendo o escultor mais reconhecido da arte barroca das Américas. Sendo assim, ele produziu mais de 60 imagens esculpidas.

No entanto, no ápice de sua carreira foi acometido de hanseníase, perdendo os dedos dos pés, a visão de um olho e quase todos os dedos das mãos. Por outro lado, isso não foi um impedimento para seguir produzindo.

Foto da escultura de Aleijadinho.

Foto: Wikimedia Common

2 – ABELARDO DA HORA: NOME DA ESCULTURA BRASILEIRA

Um dos nomes da escultura brasileira é Abelardo da Hora (1924-2014), o qual esculpia temas relacionados à cultura popular. O escultor estudou arte desde jovem, fundando a Sociedade de Arte Moderna do Recife-PE.

Além disso, suas obras possuem significativa influência do movimento expressionista, tendo suas coleções em diversos museus do país.

Foto da obra "Família", 1949, por Abelardo da Hora

"Família", 1949, Abelardo da Hora. Foto: Coleção Museu de Arte Contemporânea da USP

3- LYGIA CLARK: A ESTÉTICA DE BODY ART

Entre tantos nomes masculinos, destaca-se a escultura e também pintora brasileira, Lygia Pimentel Lins ou Lygia Clark (1920-1988). Lygia inovou com suas instalações de artes plásticas, tendo influência estética de body art.

A escultora desenvolveu seu trabalho vinculando a arte terapia, sendo parte do movimento concretista. Dessa forma, obteve reconhecimento internacional nos anos 1980.

Escultura da série "Bichos” por Lygia Clark

Escultura da série "Bichos”, Lygia Clark. Foto: Moacyr Lopes Junior/ Folhapress

4 – TOMIE OHTAKE: ARTISTA JAPONESA NATURALIZADA NO BRASIL

Apesar de ter nascido em Tokyo, Japão, Tomie Ohtake (1913-2015) tem o coração brasileiro. Ela cresceu e vivenciou a arte no Brasil, esculpindo e pintando com sua maestria artística de causar inveja.

Assim, Tomie participou de 20 Bienais Internacionais e mais de 120 exposições individuais. Com isso, recebeu diversos prêmios, inclusive tendo um centro cultural em São Paulo com seu nome, o Instituto Tomie Ohtake.

Foto da escultura na Lagoa Rodrigo de Freitas por Tomie Ohtake.

Lagoa Rodrigo de Freitas, Tomie Ohtake. Foto: Instituto Tomie Ohtake

5 – FRANCISCO BRENNAND: UM ARTISTA POR EXCELÊNCIA

Francisco Brennand (1927-2019) veio de uma família de ceramistas, sendo esse um dos materiais frequente em suas obras. Além de escultor, ele foi pintor, ceramista, desenhista e designer, um artista por excelência.

Logo, para desfrutar de sua arte, é possível visitar o Parque das Esculturas Francisco Brennand ou a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, ambas localizadas em Recife-PE.

Escultura de Francisco Brennand

Foto: Oficina Cerâmica Francisco Brennand

ARTE EM ESCULTURA VOCÊ ENCONTRA NA ARTE KANVAS!

Depois de conhecer esses escultores de renome, você precisa conhecer nossa galeria de artistas, entre pintores e escultores. Conheça nossa plataforma e desfrute dessas obras que estão à sua disposição!

Artigos Relacionados