As fotografias documentais foram feitas durante a manifestação ocorrida em fevereiro de 2022 em protesto contra o brutal assassinato de Moïse Kabagambe, jovem imigrante congolês que veio ao Brasil como refugiado político e trabalhava em um quiosque na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Durante a cobertura da manifestação que contou com a presença massiva de grupos, coletivos, organizações e lideranças do Movimento Negro paulista e de imigrantes e refugiados, optei por fotografar apenas as pessoas de costas, sem ser possível identificá-las, mas com clareza possível, identificar a semelhança entre eles como se Moïse fizesse parte de cada uma dessas pessoas de costas viradas, em meio à multidão que tomava a Avenida Paulista, em São Paulo.
No processamento das imagens, optei por retirar todo o fundo das fotografias, mantendo apenas os assuntos em evidência e mesclei com imagens das bandeiras de vários países africanos, respeitando a escolha dos países de origem do maior número de pessoas. sequestrados no tráfico de seres humanos durante o período da escravatura e depois escolhi os países subsaarianos, empobrecidos até hoje, quer devido à exploração colonial histórica, quer devido à submissão contínua dos seus líderes ao esquema economico explorador global.
Letieres Leite define o Pacto da Senzala como um evento ocorrido nos navios negreiros e posteriormente nas senzalas, nas plantações de cana-de-açúcar e em outras regiões do Brasil. “Back to Black”, revela a ambiguidade das relações étnico-raciais no Brasil. Por um lado, uma sociedade que ignora os seus irmãos negros, que vira as costas às suas questões e necessidades, especialmente às dos imigrantes negros. Do outro, um povo que luta para sobreviver e se apega às raízes para continuar lutando pelo direito à cidadania e à vida. Hoje, lutar juntos é o Pacto da Senxala que precisamos como negros no Brasil.
Back to Black – Pacto de Senzala – Angola
Artista: Ribeiro Photo Lab
R$1.450,00
Impressão fine art com papel Canson® Infinity Photo Lustre Premium RC 310 grs. Composto por uma base sem ácido, por fibras alfa-celuloses revestidas de uma camada de polietileno e de uma camada microporosa.
Este papel fotográfico foi desenvolvido para satisfazer às exigências mais estritas em termo de conservação e de durabilidade das tiragens.
Dimensões 60×90 com moldura preta ou branca e vidro com espessura de 3mm. Obra acompanhada do Certified Printing que é uma certificação que qualifica todo o processo de impressão Fine Art, em impressores credenciados e que trabalham exclusivamente com os papéis Canson® INFINITY, além de conter todas as especificações da obra, tiragem e assinatura do artista.
Categoria: Fotografia
Descrição
Informação adicional
Localização |
São Paulo (Capital) |
---|